Jovem taquaritinguense é campeão em competição de robótica nos EUA

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Caracini e a equipe Uai!rrior brilham em competição internacional de robôs.

No final de setembro, um jovem talento de Taquaritinga, Eduardo Caracini, filho do casal Carla e Marcio Caracini, provou o seu valor ao se sagrar campeão em uma competição de robótica realizada nos Estados Unidos. Eduardo é membro da equipe Uai!rrior e estuda na UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá.

A competição que o jovem taquaritinguense conquistou é uma versão moderna do famoso reality show de guerra de robôs chamado “BattleBots”. No Brasil, universitários se inspiraram nesse programa e decidiram criar suas próprias versões de robôs de combate. Eduardo explica que a competição tem raízes modestas, com equipes usando peças de churrasqueiras, velotrols e baterias de carros. No entanto, com o tempo, os robôs evoluíram e agora utilizam materiais de alta qualidade, como os usados na indústria aeroespacial e bélica.

A equipe Uai!rrior, da qual Eduardo faz parte, já competiu em cinco países diferentes e conquistou mais de 120 troféus, incluindo vitórias internacionais. No início deste ano, a equipe se tornou tetracampeã mundial em uma competição nos EUA, na categoria de 60 libras.

Eduardo destaca que a equipe da Uai!rrior atualmente possui diversos membros, divididos em três áreas(mecânica, eletrônica, marketing e gestão), mas que para a competição nos Estado Unidos apenas 10 membros estiveram presentes, sendo cinco mecânicos, quatro eletrônicos e um membro de marketing e gestão, todos eles alunos da UNIFEI.

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro em Norwalk, uma cidade fria no estado de Nova York. Os competidores enfrentaram inspeções de segurança rigorosas para garantir que seus robôs atendessem a todas as regras, incluindo limites de peso e preocupações de segurança.

A competição em si é uma espécie de “UFC de robôs”, onde as máquinas divididas por categorias de peso se enfrentam em uma arena por três minutos. Para vencer, um robô deve nocautear o adversário ou ganhar na decisão dos juízes.

Com um desempenho excepcional, Eduardo Caracini e sua equipe se destacaram, vencendo uma categoria e conquistando o quarto lugar em outra, o que garantiu a classificação para as finais que ocorrerão no dia 11 de novembro.

O feito de Eduardo Caracini e da equipe Uai!rrior é motivo de orgulho para Taquaritinga, demonstrando que talento e dedicação podem levar longe, até mesmo em competições de robótica de alto nível nos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia: